domingo, 21 de abril de 2013

Conclusões: relacionando meu Diário de Bordo com o segundo fichamento

Basicamente minha professora pediu para que o diário de bordo fosse feito relatando o meu dia inteiro, mas eu decidi fazê-lo tendo como foco apenas um curto período de tempo (que para mim foi uma eternidade, mas não muda o fato de que foram apenas duas horas, duas horas VÁLIDAS). Entretanto, fiz questão de relatar muitos detalhes que eu havia notado aquela manhã. A quantidade de detalhes nada tem a ver com a atividade do Diário. Na verdade sempre que possível costumo observar o ambiente em minha volta prestando atenção em muitos detalhes existentes, e minhas viagens de ônibus são alguns dos momentos mais propensos para isso. São incontáveis os mais simples fenômenos que me fascinam, mas não se preocupem que eu não vou entrar nesse assunto, pois sei que ninguém está interessado em perder tempo com isso (ou não...).

Após a leitura do restante do livro O que é Semiótica, em especial a parte que fala o estudo da consciência e da compreensão dos signos, de Peirce, finalmente pude entender o propósito da atividade do Diário de Bordo, que tinha a ver com outra atividade, que é justamente estas conclusões. Analisando algumas das descrições que faço, como a das gotas nos vidros das janelas do ônibus ou do céu limpando ao chegar no terminal do Antônio Bezerra, e percebido que constantemente faço o uso da Semiótica em meu cotidiano, observando os fenômenos e dando diferentes significados a eles. E acredito que isso não seja apenas comigo. Imagino que as conclusões de meus colegas serão semelhantes as minhas, em que apenas um pouco. E já que falei em meus colegas, aproveitei para olhar alguns dos diários de bordo feitos na mesma quinta-feira. É interessante você ter o mesmo dia sob diferentes pontos de vista.

Sei que agora estou um pouco mais perceptivo aos fenômenos em minha volta, e acredito que também tirarei melhor proveito deles. Quanto a apreciá-los e admirá-los... bem, faz tempo que faço isso, e acho que nunca deixaria de fazê-lo, pois acho que assim eu deixaria de ser eu mesmo...

Um comentário:

  1. Para quem se interessar e quiser ver outros diários, no endereço abaixo encontra-se os links para acessar o blog de cada um dos alunos da disciplina de Semiótica.

    http://semioticasmd2013.blogspot.com.br/2013/04/blogs-dos-alunos.html

    ResponderExcluir